Ih! Hoje é dia de vacina, vou sair de fininho...
"Prevenir é o melhor remédio" e se tratando da saúde do seu cãozinho nada mais certo que esse ditado.
Isso é o que escuto dos humanos e concordo com eles. Graças ao controle rigoroso que minha mãe faz, estou saudável e feliz.
As vacinas que seu animal deve tomar, assim como, com qual regularidade, deve ser definida pelo seu veterinário, no meu caso, a tia Denise, pois somente ele poderá avaliar as vacinas de acordo com nossa raça, estilo de vida e outros fatores.
Mas vou passar para vocês algumas informações iniciais que irão ajudar.
Obrigatoriamente, em qualquer esquema de vacinação para cães, deve constar a aplicação da vacina múltipla e anti-rábica.
A vacina múltipla, V10, nos protege contra 7 doenças:
Cinomose: inicia-se com diarreia, vômito e perda de apetite. Pode evoluir para o pulmão, causando pneumonia. Em sua última etapa afeta nosso sistema neurológico, provocando convulsões, tiques e espasmos.
Parvovirose: causa crises de diarreia e vômitos muito intensos, com perda de sangue. Destrói agressivamente a camada interna do intestino, fazendo com nos desidratemos muito rápido. Necessitamos de cuidado urgentíssimo.
Coronavirose: ocorre diarreia em forma de jatos, vômitos, perda de apetite, lacrimejamento, febre e letargia. A diarreia normalmente possui coloração alaranjada, sem odor fétido.
Adenovirose: o adenovírus tipo 1 provoca um quadro de hepatite infecciosa, o tipo 2 provoca infecção respiratória.
Parainfluenza: causa problemas respiratórios, podendo se agravar se estivermos debilitados.
Hepatite Infecciosa Canina: causa vômito, diarreia e aspecto amarelado na pele, mucosa da boca e nos olhos. Pode ocorrer de forma hiperaguda e requer cuidado emergencial.
4 tipos de Leptospirose: causa diarreia, vômito, emagrecimento e a urina pode ficar mais escura. Afeta principalmente fígado e rins provocando sérias lesões. Essa doença é facilmente transmitida para outros animais e também para os humanos.
Anti-rábica
A vacina anti-rábica imuniza o animal contra Raiva, uma doença que é transmita para os homens e para outros animais. Ela afeta o sistema neurológico e não tem tratamento.
Os filhotes a partir de 42 dias de idade e os cães adultos que nunca foram vacinados, devem receber 3 doses da vacina múltipla com intervalo de 21 dias entre cada dose. A anti-rábica com 120 dias de idade. Abaixo coloquei um quadro que irá ajudar.
É importante consultar o veterinário quanto a qualidade e validade da vacina, além de se informar sobre possíveis efeitos colaterais.
Nota: no caso do cão filhote, é necessário aguardar uma semana, após a última dose da vacina, para passear com ele na rua e para que ele tenha contato com outros animais. Período necessário para que ele esteja imunizado.
Caso seu cão esteja com qualquer alteração no quadro de saúde, consulte seu veterinário antes de vaciná-lo, pois ele tem que estar bem de saúde para receber as vacinas.
Já que as vacinas são tão importantes para mim, só me resta rezar para não doer muito...
Compre
Natura com conforto, onde você estiver:
rede.natura.net/espaco/anatereza