quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Primeira Tosa

www.elvispoodle.blogspot.com.br
Fiquei bonito?
Olá pessoal! Já falei um pouco sobre minha raça, vacinas (ai que dor...), brinquedos para seu amiguinho não roer suas "auvaianas", hoje vou falar da primeira tosa.
Nosso pelo tem a função de evitar que percamos calor ou o absorvamos em excesso, funcionando como um isolante térmico. Mas é necessário se fazer a primeira tosa, que é muito importante para os bichinhos de pelo longo, principalmente no verão. Ela pode ser feita entre 45 e 60 dias de vida. A minha foi quando eu tinha 4 meses, depois de todas as vacinas tomadas. A princípio achei meio estranho, ficar assim "peladinho". Lembro-me que minha mãe levou o maior susto ao me ver, aí fiquei triste. Mas quando ela disse que eu estava lindo, fiquei feliz e serelepe, pois estava calor e com o pelo curtinho fiquei com mais disposição. Importante: não deixe seu cãozinho perceber que você não gostou dele tosado, nós percebemos sua reação e ficamos tristes.
Veja mais fotos de como fiquei tosadinho.
www.elvispoodle.blogspot.com.br

www.elvispoodle.blogspot.com.br
Tem alguma dúvida? Pode perguntar que eu respondo.
Até a próxima.

Compre Natura com conforto, onde você estiver:rede.natura.net/espaco/anatereza

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Brinquedos, brinquedos, brinquedos!!!

www.elvispoodle.blogspot.com.br
Todos os amigos dos meus humanos ficam admirados quando eles dizem que eu nunca estraguei nada desde filhotinho, nunca roí um pé de mesa, um chinelo “auvaianas” nada.
O segredo? Desde bebezinho sempre tive meus brinquedinhos para morder à vontade...
Mas vocês têm que tomar certos cuidados com os brinquedinhos que nos dão.
Adoramos bolinhas, mas elas nunca devem ser pequenas o suficiente de modo que possamos engoli-las e nos sufocarmos com elas.
Bichos de pelúcia talvez contenham recheios que podem obstruir o intestino do seu bichinho.
Peças pequenas, que se soltam, também podem ser engolidas e nos fazer mal.
Brinquedos com texturas ou de corda ajudam a limpar os dentes e diminuir aquele bafinho que nós cachorros temos, mas devem ser usados sob supervisão...
Cada um de nós acaba tendo preferência por um tipo de brinquedo. Você vai acabar descobrindo qual o seu amiguinho gosta mais.
Eu, por exemplo, adoro a Gigi, meus halteres e bolinhas. Já tive vários.
www.elvispoodle.blogspot.com.br
Essa é a Gigi, perdi as contas de quantas já tive.
Ah! e lembre-se! Nós adoramos morder e destruir nossos brinquedos e podemos engolir algum pedaço. Quando ele estiver velhinho troque por outro.
Seu chinelo agradece...
www.elvispoodle.blogspot.com.br

Compre Natura com conforto, onde você estiver:rede.natura.net/espaco/anatereza

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Vacinas para cães. Quais e quando aplicar.

www.elvispoodle.blogspot.com.br
Ih! Hoje é dia de vacina, vou sair de fininho...

"Prevenir é o melhor remédio" e se tratando da saúde do seu cãozinho nada mais certo que esse ditado. 

Isso é o que escuto dos humanos e concordo com eles. Graças ao controle rigoroso que minha mãe faz, estou saudável e feliz. 

As vacinas que seu animal deve tomar, assim como, com qual regularidade, deve ser definida pelo seu veterinário, no meu caso, a tia Denise, pois somente ele poderá avaliar as vacinas de acordo com nossa raça, estilo de vida e outros fatores.

Mas vou passar para vocês algumas informações iniciais que irão ajudar. 

Obrigatoriamente, em qualquer esquema de vacinação para cães, deve constar a aplicação da vacina múltipla e anti-rábica.

A vacina múltipla, V10, nos protege contra 7 doenças:
Cinomose: inicia-se com diarreia, vômito e perda de apetite. Pode evoluir para o pulmão, causando pneumonia. Em sua última etapa afeta nosso sistema neurológico, provocando convulsões, tiques e espasmos.

Parvovirose: causa crises de diarreia e vômitos muito intensos, com perda de sangue. Destrói agressivamente a camada interna do intestino, fazendo com nos desidratemos muito rápido. Necessitamos de cuidado urgentíssimo.

Coronavirose: ocorre diarreia em forma de jatos, vômitos, perda de apetite, lacrimejamento, febre e letargia. A diarreia normalmente possui coloração alaranjada, sem odor fétido.

Adenovirose: o adenovírus tipo 1 provoca um quadro de hepatite infecciosa, o tipo 2 provoca infecção respiratória.

Parainfluenza: causa problemas respiratórios, podendo se agravar se estivermos debilitados.

Hepatite Infecciosa Canina: causa vômito, diarreia e aspecto amarelado na pele, mucosa da boca e nos olhos. Pode ocorrer de forma hiperaguda e requer cuidado emergencial.

4 tipos de Leptospirose: causa diarreia, vômito, emagrecimento e a urina pode ficar mais escura. Afeta principalmente fígado e rins provocando sérias lesões. Essa doença é facilmente transmitida para outros animais e também para os humanos.

Anti-rábica
A vacina anti-rábica imuniza o animal contra Raiva, uma doença que é transmita para os homens e para outros animais. Ela afeta o sistema neurológico e não tem tratamento. 

Os filhotes a partir de 42 dias de idade e os cães adultos que nunca foram vacinados, devem receber 3 doses da vacina múltipla com intervalo de 21 dias entre cada dose. A anti-rábica com 120 dias de idade. Abaixo coloquei um quadro que irá ajudar.


É importante consultar o veterinário quanto a qualidade e validade da vacina, além de se informar sobre possíveis efeitos colaterais.
Nota: no caso do cão filhote, é necessário aguardar uma semana, após a última dose da vacina, para passear com ele na rua e para que ele tenha contato com outros animais. Período necessário para que ele esteja imunizado.

Caso seu cão esteja com qualquer alteração no quadro de saúde, consulte seu veterinário antes de vaciná-lo, pois ele tem que estar bem de saúde para receber as vacinas.

www.elvispoodle.blogspot.com.br

Já que as vacinas são tão importantes para mim, só me resta rezar para não doer muito...

Compre Natura com conforto, onde você estiver:rede.natura.net/espaco/anatereza

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Conhecendo a Raça Poodle

ana tereza fotografia

Esse sou eu, tinha 3 meses, quando a vovó me entregou para minha mamãe dentro de uma sacola, na noite de natal. Ela pensou que estivesse ganhando uma calça jeans (depois ela me explicou que foi por causa da marca na sacola), mas aí eu me mexi e ela levou o maior susto. Amor à primeira vista, claro, afinal eu era (e ainda sou) muito fofo.

Mas mamãe não sabia nada sobre poodles, então tive que contar à ela um pouco sobre minha raça. Quer saber também? Leia abaixo. No final posto mais duas fotos de quando eu era bebezinho.

A raça poodle, de acordo com a Federação Cinológica Internacional (cinologia é o estudo dos cães, tá!) é oriunda na França, mesmo alguns países querendo atribuir-lhes minha origem, sei muito bem, meus antepassados eram franceses e adoravam caçar aves aquáticas. Segundo um estudioso chamado Stanley Coren pertenço à segunda raça mais inteligente do mundo. A mais inteligente é o Border Collier, mas isso é conversa para outro dia.

O nome original da minha raça é Caniche, minha expectativa de vida é de 12 a 15 anos, mas mamãe já disse que vou até 21 anos rsrsrsrs. Meu tamanho pode variar entre micro toy e grande.

Micro Toy: menores que 25cm, são excelentes cães de companhia, mas muito frágeis e não devem ser deixados sob cuidados de crianças. Até uma descida do sofá pode levá-lo à morte. Aparentam ser filhotes a vida toda.
Toy: até 28 com, parecidos com o micro toy, porém mais resistentes.
Anão ou mini: 28cm a 35cm, são menos frágeis, mas também muito delicados.
Médio: 35cm a 45cm, são mais resistentes.
Grande: 45cm a 60cm, são resistentes.

Minha raça pode ter o pelo de várias cores: branco, preto, vermelho, cinzento, abricot, prata, creme, marrom e sable (veja aqui alguns exemplos de sable.).

Personalidade: fiel, inteligente, treinável, sociável, alerta e ativo.

Espero que tenham gostado da nossa conversa. Se quiserem acrescentar algo ou saber mais sobre mim é só deixar nos comentários que eu respondo. Agora seguem as duas fotos que prometi. Até breve.
ana tereza fotografia

ana tereza fotografia

Compre Natura com conforto, onde você estiver:rede.natura.net/espaco/anatereza