sexta-feira, 23 de junho de 2017

O excesso de banho não é bom para os pets

O excesso de banho não é bom para os pets
Quem não gosta de ter seu pet limpinho e cheiroso. Toda vez que tomo banho minha mãe diz: "tá bonito, tá cheiroso, tá gostoso..." Já me acostumei com essas palavras e é só ela começar a pronunciá-las que me ponho a abanar meu rabinho.

Mas o excesso de banho não é recomendado para cães e gatos, mesmo para os que tenham pelagem branca como eu, que podem se sujar com facilidade.
A veterinária, dra. Anna Paula Matinho, diz que animais de pelo curto podem tomar banho semanalmente, os de pelo longo, a cada 10 dias.

O banho muito frequente impede a pele de formar uma camada protetora que ajuda a prevenir infecções de pele, além de poder gerar um ressecamento excessivo, que também predispõe a proliferação de micro-organismos oportunistas. Assim o excesso de banho retira essa nossa proteção, podendo aumentar os riscos de doenças e problemas de pele.

E você, com que frequência banha seu pet?


terça-feira, 13 de junho de 2017

Sintoma de Depressão nos Cães

Blog Elvis o Poodle
O assunto de hoje é muito sério, apesar de vários humanos não estarem atentos.
Vou falar da depressão canina. Sim, ela existe e prejudica muito a nossa qualidade de vida.
A depressão é uma doença que infelizmente está ficando cada vez mais comum entre nós pets. Também sofremos de fobias, ansiedades e traumas por perdas, como vocês, seres humanos.
Os sintomas mais comuns são apatia, perda de apetite, falta de ânimo, isolamento e rejeição ao toque físico.
Portanto, caso você perceba que seu animal de estimação está apresentando algum desses sinais, é necessário agendar uma consulta com o veterinário. Por meio de exames, como o de sangue para detectar o índice de hormônios, é possível comprovar se seu animal está sofrendo de depressão. Podem ser necessários certos medicamentos para tratar o problema, mas o aumento de estímulos, carinho, paciência e garantir o bem estar do mascote são fundamentais.

Fonte: Domenica Maria Signorelli, veterinária do Centro Médico Veterinário de Campinas