![]() |
Cheguei!!!!!!! |
Quem já tem um amiguinho em casa gosta tanto que muitas vezes fica querendo aumentar a família. Mas aí vem a dúvida: como fazer a introdução desse novo membro? Como fazer as apresentações?
Algo que deve ser feito com seu primeiro cãozinho tão logo ele tenha tomado as vacinas é socializá-lo. Leve-o para passear e deixe que ele tenha contato com outros animais e humanos.
Nos dias que antecederem a chegada do segundo cãozinho diminua a frequência de petisco, festa e afagos para então retomar quando o bichinho chegar. Sei que é difícil, pois somos irresistíveis e quando fazemos aquela carinha de pidão você se derrete, mas essa técnica pode ajudar a criar no animalzinho da casa a sensação de que a chegada do novo membro é algo bom, que tudo voltou ao normal.
A apresentação dos cães deve ser fora de casa, leve o animal já residente para um passeio e então deixe que ele cheire, brinque e troque experiências com o novo companheiro. Só então retome à casa com os dois juntos. O animalzinho que já era residente tenderá a entender que ele "convidou" o amiguinho.
Se houver estranhamento, segure o novato e deixe que o outro o cheire, depois inverta a posição. Isso é muito importante, pois é pelo olfato que os cães se conhecem de fato.
Se nada funcionar, separe os animais sem que possam ver um ao outro. Os passeios porém devem ser mantidos em conjunto até que a aceitação melhore. E caso não haja entendimento na hora de comer, ofereça a comida separadamente para que um não coma o alimento do outro.
No mais é só ter paciência e carinho, pois nós caninos nos sentimos seguros onde somos amados.
Na próxima postagem falarei de como apresentar um gatinho ao cãozinho da casa.
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário