A dica de hoje é muito importante, então preste bastante atenção.
Logo que cheguei na casa da minha mãe (já disse que tinha 3 meses), ela foi logo me ensinando o local onde eu devia fazer cocô e xixi.
Demorei um pouquinho para aprender, cerca de um mês, pois eu era muito novinho e achava que qualquer lugar da casa era meu território. Além do mais eu ficava o dia inteiro sozinho, pois minha mãe saía cedo para trabalhar e durante a ausência dela não tinha ninguém para me ensinar.
Então seguem algumas dicas usadas por ela:
1- Ensine o seu cãozinho enquanto ele é filhote, fica mais fácil para aprendermos e faça isso tão logo ele chegue em sua casa.
2- Separe um cantinho da casa para ele aprender que aquele é o espaço de fazer suas necessidades.
3- Não deixe vasilhas de água e comida perto. Gostamos de ter higiene no local onde comemos, então normalmente não fazemos xixi e cocô perto de nossas vasilhinhas.
4- Esse local escolhido por você deve sempre ter pelo meno um metro quadrado coberto com jornal ou tapetinho próprio para isso. Mamãe, em particular, acha bobagem gastar dinheiro com esses tapetes e ela sempre colocar jornal para mim.
5- Pingue produtos tipo "pipi pode" (há várias marcas no mercado) no jornal. Outra boa opção (uma não exclui a outra) é molhar o jornal no xixi que seu cãozinho fez fora do lugar e levá-lo para o local correto.
6- Leve seu animalzinho até o jornal, com delicadeza tente encostar o focinho no produto ou xixi pingado e diga a palavra "aqui".
7- Quando ele fizer cocô ou xixi no local errado, leve-o até o ocorrido e com tom de voz bravo diga, "não pode, não pode". Leve o cocô para o jornal, leve seu cãozinho junto e diga em tom suave de voz: "aqui". Repita esse processo até que ele aprenda. É trabalhoso mas vale o esforço.
8- Quando seu bichinho fizer cocô e xixi no lugar errado, limpe o local com produtos próprios para tirar esse tipo de odor. Isso é muito importante.
O bom desse treinamento é que além de não sujarmos a casa dos nossos humanos, eles não precisam ter aquela obrigação de sair conosco várias vezes ao dia para fazermos nossas necessidades.
Somos inteligentes e quando nos ensinam com amor e carinho aprendemos e nunca mais esquecemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário